Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

paisagemviva2

paisagemviva2

UAU... venham mais :)

07
Mai09

Ideias com futuro

 
 
Da casa ao carro. As ideias para tornar mais sustentável o futuro não param de fervilhar na mente humana. A TSF foi à procura dos projectos que mobilizam a comunidade científica portuguesa para as questões do ambiente.

 

Da casa ao carro. As ideias para tornar mais sustentável o futuro não param de fervilhar na mente humana.

Há quem pense nos impactos da construção civil e na eficiência energética dos edifícios, como é o caso do arquitecto José Pequeno, da Universidade do Minho, que desenvolveu um painel modular de madeira e vidro, um painel que dispensa o tijolo e o betão. Este painel foi desenvolvido para fazer casas novas, mas também pode ser utilizado na recuperação de edifícios antigos.

A pensar nas férias no campo nasceu a Eco-Cabana. Uma casa assente em estacas de madeira para não impermeabilizar os terrenos.

Direitos reservados
Ideias com futuro
Eco-Cabana

A casa foi idealizada pela Cascais Natura e feita a pensar diminuir a pegada ecológica ecológica dos seus ocupantes. Uma casa para férias no meio do campo e toda feita a partir de matérias primas da floresta a começar pelos painéis do interior, em aparas de madeira, e a acabar no revestimento exterior em cortiça.

Na área dos resíduos, João Claro, investigador do Departamento de Química da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro), criou “lenha” a partir dos desperdícios dos lagares de azeite e do pó de cortiça.

O investigador da UTAD pensa ter assim arranjado solução para 60 mil toneladas anuais de pó de cortiça e para as águas ruças do azeite, uma indústria que tem um impacto ambiental equivalente ao esgoto de dois milhões e meio de habitantes.

Direitos reservados
Ideias com futuro
Penas aproveitadas para fazer um bio-plástico

As penas das aves também têm um impacto significativo na gestão dos aterros em Portugal. Todos os anos, nos matadouros, são geradas 20 mil toneladas de penas e Romeu Videira, da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, pensou criar um bio-plástico a partir dessas penas, é um novo produto resistente a altas temperaturas e que por isso pode vir a ser utilizado em roupas para bombeiros.

Estas são algumas das dez ideias que a Grande Reportagem TSF desta semana foi à procura. São dez projectos que mobilizam a comunidade científica portuguesa para as questões do ambiente.

TS

F

--------------------------------

Estas propostas são sempre bem vindas em prol do ambiente.

Decerto muitas mais veremos no futuro, pois alguma utilidade se há-de encontrar para todos os nossos desperdícios diários, com a nossa ajuda, a contribuição de todos é urgentemente necessária em prol do planeta, teremos um mundo melhor para os nossos filhos e netos.

Bem hajam

 

 

 

Paisagemviva

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.